Artigos publicados no Site: "Somos todos Um"

 

http://somostodosum.ig.com.br/b.asp?i=13562&s=1

Reiki: perguntas e respostas

por Aurora Reis - aurorareis9@gmail.com

O que é Reiki?

Reiki é uma palavra que surgiu no Japão, onde esta técnica foi redescoberta e significa Energia Vital Universal. 

(REI = Energia Universal / KI= Energia Vital).

 

Como o Reiki foi descoberto?

O Reiki foi redescoberto no século XIX por Mikao Usui, um senhor japonês que era budista e professor de teologia na Universidade de Doshisha em Kyoto. Ele passou 21 dias em meditação e recebeu uma iniciação espontânea. A partir dele, o Reiki veio para o Ocidente, através de outros mestres, como a Senhora Hawayo Takata.

 

O que são os diferentes sistemas de Reiki?

Quando foi descoberto pelo Mikao Usui, a técnica ganhou o seu nome e ficou conhecida como “Reiki Tradicional Usui”. Quando chegou ao Ocidente, com o tempo e pesquisas, outros símbolos de Reiki foram recebidos por outros mestres de Reiki. Assim surgiram os demais sistemas de Reiki como: o Karuna, o Kahuna, o Tibetano, o Teramai, o Seichim, entre outros.

 

Por que se diz que o Reiki foi redescoberto?

Porque essa energia de cura já era praticada em outras civilizações mais antigas e com o tempo esse conhecimento se perdia.

 

O Reiki está ligada a alguma religião ou filosofia de vida?

Não, o Reiki é apenas uma técnica de cura natural. Pode ser praticada por pessoas de quaisquer religiões ou mesmo sem nenhuma, pois não é necessário “ter fé” ou “acreditar” para que a energia flua.

Apesar disso, o Reiki possui 5 preceitos que são como dicas espirituais que o Dr. Usui dava aos seus pacientes para exercitarem a cura integral, eram:

- Só por hoje, não se preocupe.

- Só por hoje, não se aborreça.

- Honre seus pais, seus mestres e os mais velhos.

- Seja grato por todas as coisas.

- Ganhe a vida honestamente.

 

Como funciona o Reiki?

O Reiki é uma técnica de cura de imposição de mãos. A pessoa iniciada em Reiki tem os seus canais abertos através de uma iniciação, realizada por um mestre de Reiki, e a partir daí pode aplicar Reiki em si mesma e nos demais. A energia entra pelo topo da sua cabeça e sai através das mãos. É um método simples que utiliza-se de mantras e símbolos para sua ativação.

 

Como essa energia é ativada no aluno?

Através de uma iniciação realizada em um curso ministrado por um mestre de Reiki. Apenas quem já completou os 3 níveis e o mestrado pode iniciar outras pessoas.

 

Do que consiste esta iniciação?

É como uma meditação, onde a pessoa fica sentada de olhos fechados e receptiva. Através de técnicas aprendidas, o mestre (professor de Reiki) auxilia a abrir os canais energéticos para que a pessoa possa receber (captar) a energia Reiki.

 

Quem pode fazer Reiki?

Qualquer pessoa interessada, não havendo pré-requisito algum. Não precisa ser terapeuta ou entender sobre energia, pois o objetivo do Reiki é primeiramente o uso próprio, ou seja, a aplicação da energia em si mesmo.

 

Como funciona o atendimento de Reiki?

A pessoa que vai receber o atendimento fica deitada e o Reikiano coloca as mãos sobre o seu corpo em pontos específicos (os chakras ou centros de energia vital) para energizá-la. A energia não vem da pessoa que aplica o Reiki, ela apenas é um canal por onde a energia flui. A energia é aplicada na parte da frente do corpo e nas costas. A pessoa também pode receber a energia sentada, se preferir.

Um atendimento de Reiki pode durar de 40 minutos a 1h, dependendo de cada caso.

*Qualquer pessoa pode aprender a aplicar Reiki, não precisa ser um terapeuta pois é extremamente simples o processo.

 

Por que o Reiki é cobrado se é uma energia espiritual?

O Reiki pode ser cobrado por terapeutas que escolheram esta profissão como meio de vida. Assim como qualquer profissão, temos que nos sustentar neste meio material e o dinheiro ainda é o nosso valor de troca. No entanto, alguns grupos ou pessoas podem fazer Reiki voluntário e não cobrar nada por isso, ou apenas uma troca simbólica que valorize o trabalho realizado. É importante para quem recebe o Reiki doar algo em troca, pois isso ajuda a pessoa a se responsabilizar pela própria cura, saindo do papel de paciente para agente de sua própria cura.

 

*Um terapeuta não pode curar uma pessoa, ela apenas pode ajudar a pessoa a encontrar a cura em si mesma. A energia do Reiki vai ajudar a desbloquear áreas de tensão, bloqueadas e consequentemente vai ajudar na saúde em geral.

O Reiki atua na causa das doenças, fortalece o sistema imunológico e aumenta o autoconhecimento.

 

Quais são os benefícios do Reiki?

- Equilíbrio das energiase do campo energético;

- Aumento da energia vital;

- Liberação das emoções e bloqueios;

- Relaxamento das tensões;

- Ação sobre as causas das doenças;

- Eliminação das toxinas e negatividades;

- Aumento da criatividade;

- Expansão da consciência;

- Diminuição do stress;

- Combate às doenças no próprio nível energético; aumento e aceleração de todos os processos de cura;

- Aumento e recuperação da paz, felicidade e harmonia em sua vida.

 

*O Reiki é conhecido como “convite à felicidade”; é dividido em 3 níveis e o mestrado. Cada nível trabalha uma função específica:

- Nível 1: Conhecido como “O Despertar”, trabalha principalmente a cura física; conhecimento dos centros de energia vital (chakras); aura, história de como o Reiki surgiu; significado dos símbolos de cura; como aplicar Reiki em si e nos demais; outras técnicas de concentração e cura para aplicar Reiki.

- Nível 2: Conhecido como “A Transformação”, trabalha a cura emocional e mental; envio de energia à distância, ao passado e futuro; além de técnicas de Reiki para proteção, cura de vícios, relacionamentos e situações; traz mais símbolos de cura.

- Nível 3: Conhecido como “A Realização”; trabalha a cura espiritual; ativa o sentido de mestre interno e ajuda a curar o lado “sombra”. Possui mais símbolos de cura e a energia pode agora ser enviada para a cura de grupos ou da própria Terra. Possui também outras técnicas de cura, como a reprogramação mental e a cirurgia espiritual, entre outras.

- Mestrado: Consiste no aprendizado de como iniciar outras pessoas no Reiki, o que deve ser ensinado em cada nível e como realizar as iniciações. Também pode ser aprendido por quem simplesmente quer ter mais energia para sua cura e completar o treinamento em Reiki.

 

O curso ou atendimento pode ser realizado à distância?

Sim, pois a energia do Reiki atua em dimensões superiores, além do tempo e espaço. Por isso, tanto o atendimento como o curso podem ser realizados à distância com a mesma eficiência de um curso presencial.

 

O objetivo desse texto era esclarecer dúvidas recorrentes que ouço de pessoas que nunca ouviram falar do Reiki e às vezes tem vergonha de perguntar, ou logo desistem, achando que trata-se de alguma religião ou coisa parecida.

Se você ainda ficou alguma dúvida, me escreva: aurorareis9@gmail.com

 

Om Sai Ram!

Aurora Reis

www.espacopachamama.com